Em alta

Moda em 3D – Layer by layer

Com a tecnologia cada vez mais avançada, sabíamos que esse dia iria chegar.

Marcas como Melissa já sacudiram o mercado introduzindo novos materiais para fabricar sapatos (que afinal são lindo <3), agora já imaginou ter uma impressora em casa, fazer um download de um projeto do sapato dos teus sonhos, imprimir e ir para a balada? Dá uma olhada nestes protótipos que foram feitos a partir de uma impressora 3D.

sapato-de-salto-branco-impressora-3d

Marieka Ratsma e Kostika Spaho
Impresso por i.materialise

Layer by layer ou, na tradução literal, camada por camada, é a primeira parte de uma exposição que visa explorar a impressão digital, ou 3D, como meio para se criar moda e design na prática contemporânea.

oculos-de-sol-azul-impressora-3d

‘Archway’ — Projeto de óculos de sol por Ron Arad

A impressão em 3D, que também é conhecida como prototipagem rápido ou como fabricação aditiva, foi patenteada na década de 1970. Desde então vem sendo usada no serviço militar, aviação, automotivo e até por médicos para estudos dos orgãos humanos. E agora é cada vez mais utilizado por arquitetos e designers industriais para produção de protótipos precisos de projetos.

sapato-plataforma-amarelo-verde-impressora-3d

Imagem de Hoon Chung

O processo para a fabricação destes protótipos que estou mostrando aqui no blog por mais que seja realizada em uma impressora, o designer ainda tem um pequeno (grande) trabalho. Primeiro são impressos como imagem sólida, depois a base do sapato é impressa em nylon e por fim, o designer precisa dar o polimento e o acabamento à mão.

De acordo com os designers desta exposição, um dos obstáculos atuais para o desenvolvimento de sapatos em casa impressão 3D é que possui um leque muito pequeno ainda de materiais. O mais utilizado no momento são materiais usados na construção de móveis, não de calçados.

sapato-de-salto-vermelho-impressora-3d

Naim Josefi e Souzan Youssouf
Impresso por i.materialise

A exposição Layer by Layer está rolando em conjunto com a exposição Digital Fashion Conference 2013, organizado pelo Fashion Studio Digital no London College of Fashion, em Londres.
A exposição vai acontecer dia 16/05 e 17/05. Quem for visitar, tira uma foto do London Eye pra mim? E quem não for, como eu, aproveita as fotinhos.
Para mais informações, clique em Digital Fashion Conference.

Fonte: Fashion Space Gallery

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s